top of page
logos POLCA-13.png

Uma jornada para desaguar aqui.

Atualizado: 3 de mar. de 2023

Como um rio, a nossa história não segue uma linha reta, mas tem afluentes, paisagens interessantes, alguns desvios e umas quedas que hoje enxergamos cachoeiras, sabe?


Aqui na POLCA somos Mary & Paula a criar e conduzir a marca. Uma dupla criativa não é novidade no design, temos inspirações lá no topo, como os Irmãos Campana ou os Lattoog.. Enfim, funcionamos bem trabalhando e criando juntas, esta troca diária potencializa o nosso fazer, assim sentimos.


Mary Saldanha e Paula Bueno na formatura de design em 2007 UCDB
Mary e Paula na formatura de Design/ 2007

Gostamos de pensar que temos um diploma que nos autoriza a criar o que quisermos.

Nossos afluentes se encontraram na faculdade em 2004, na segunda turma do curso de Design da Universidade Católica Dom Bosco. Mary trazia sua experiência em tecelagem e buscava aprofundar as possibilidades criativas, conceituais e de produção do seu trabalho. Paula estava imersa na área cultural, integrante de uma companhia de dança, buscava uma profissão que unisse seus interesses artísticos e de comunicação.



Em 2008, formadas, começamos nosso trabalho juntas neste mesmo estúdio de hoje, que primeiro se chamou TERCEIRA MARGEM - uma homenagem ao conto A Terceira Margem do Rio, do Guimarães Rosa. Desde o primeiro momento trouxemos elementos da nossa identidade cultural, este é o nosso ponto de partida. Fazíamos trabalhos gráficos para artistas do estado e consultorias para grupos de artesãs em diferentes cidades (aos poucos vamos mostrando por aqui no blog o resultado desses trabalhos que são motivo de alegria para nós até hoje).



logotipo da empresa Buennas Design

Logo assumimos o nome BUENNAS e com ele veio a construção da identidade visual de empreendedores locais através de consultorias pelo Sebrae. Acompanhamos ao longo dos anos dezenas de empresários das mais variadas áreas formatando seus negócios e isso nos encheu de vontade de dar vida às nossas ideias e mais do que isso, nos deu alguma experiência para querermos tomar nossas próprias decisões.


Mas às vezes um rio precisa dar uma volta pra seguir o seu caminho.

Em 2012 a vida trouxe o Joaquim, filho da Paula - que fez uma pausa de seis meses pra cuidar do seu bebê. No ano seguinte, Mary se mudou para Bali com um convite irrecusável para trabalhar na representante das Havaianas na Indonésia, onde permaneceu por três anos.


Mary, Paula e Mariana

Paula então convidou a designer (e amiga) Mariana Mosena pra compor os trabalhos no estúdio. Colocamos o foco e nos especializamos em uma área que ganhava ainda mais força, o branding. Pensar e planejar os diferentes pontos de contato de uma marca com o público trouxe novas dimensões ao nosso trabalho - e novamente, algo que nos preparou para a nossa própria marca. Neste contexto, Mary volta de Bali, também cheia de bagagem e por um tempo, éramos três.



Aquele som lá de longe veio se aproximando de nós, no rio em que navegávamos. Uma nova configuração econômica no Brasil de 2015/16 desacelerou os trabalhos com os empreendedores. Nós aqui passando por desafios e perdas pessoais que configuravam algo como as Cataratas do Iguaçu no nosso percurso individual. Mariana defluiu suas águas para outro (belo) caminho, enquanto nós, Paula e Mary, usamos aquela força da queda d´água para realizar um desejo antigo: dar vida para as nossas ideias.



Foi essa história que deu impulso para a POLCA se configurar como é hoje: mais de uma década de experiências juntas (e longe também), uma vontade acumulada de transformar nossos olhares em matéria-prima para a vida, em criar uma marca que fizesse sentido para a nossa cultura.


Ainda temos muito o que contar sobre os primeiros passos que demos com os produtos, mas isso é matéria pra outro dedo de prosa que teremos por aqui.





11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page