O nosso nome, inspirado no ritmo da Polca Paraguaia, muito vivo na cultura sul-mato-grossense, tem para nós alguns sentidos e traz com ele o nosso propósito com a marca.
Quando decidimos que era hora de construir uma marca própria e assumimos que aquilo que nos faz bem (e o que fazemos de melhor) tem a ver com projetar o nosso olhar sobre a nossa cultura, começamos a buscar um nome para simbolizar tudo isso - e que pudesse fazer sentido para públicos além-fronteiras.
A origem do nome
A polca é um ritmo vindo da região da Boêmia, que tomou conta dos salões europeus no século XIX e se espalhou pelo ocidente, escandalizando as sociedades mais conservadoras, porque trazia em sua dança - alegre e frenética - mais contato físico. Chiquinha Gonzaga foi um belo exemplo de quem incorporou este ritmo às suas criações aqui no Brasil. Com esta força popular em sua natureza rítmica, mais tarde surgiram derivações locais, como a polca-baião, polca-maxixe, polca-choro... Por aqui onde o Brasil foi Paraguai, temos uma polca muito característica, a Polca Paraguaia. Dela surgiram outros ritmos também populares, o chamamé, a guarânia e mais recentemente a polca-rock. Quem vive por estas planícies, há de ter o coração pulsando em compasso binário.
Mais de um motivo para fazer sentido
A Mary cresceu em Ponta Porã, fronteira com o Paraguay. A Paula vem da dança, foi o corpo que a trouxe para as artes. O ritmo cultural e o movimento já justificam a identificação com o nome Polca. Mas e o design?
O design foi definitivo para bater o martelo nessa escolha: na língua inglesa, a estampa de bolinhas (ou pontos, o poá) se chama polka dots. Bom, o nome então evoca um a padronagem, que é o foco do nosso trabalho de impressão, e ainda, se pensarmos na teoria do design, todo traço se inicia com um ponto. Ponto final: POLCA.
Muita POLCA.
Para enfatizar a acentuação na letra “o“ e fugir da pronúncia pouca, decidimos fazer uma brincadeira com o nosso logotipo: a cada nova coleção criamos um grafismo para re-compor a nossa marca. Usamos diferentes grafismos também nas embalagens e assinaturas digitais. Assim, assumimos que a cada nova coleção, nos transformamos um pouco, sem deixar de ser o que a gente era...
Aqui no site você pode ver que a cada página, surge um novo símbolo para o logo POLCA. Tem um favorito? Compartilha com a gente.
Comments