top of page
logos POLCA-13.png
Buscar

O design da nova BLAZER EV e a visita deste carro 100% elétrico aqui na POLCA.

Depois de passarmos o último mês com a presença da nova Blazer EV no cotidiano da POLCA, experimentando e compartilhando as descobertas com nossos clientes do estúdio e nas redes sociais, elencamos aqui 5 aspectos que mais gostamos deste impressionante objeto de design.



Para começar, como este carro chegou até a POLCA?

Podemos dizer que o caminho até aqui começou bem longe, a 700km de Campo Grande, na Serra do Amolar. Não porque ele tenha vindo de lá, mas porque foi visitando o ponto mais remoto do Pantanal, que conhecemos um projeto importante, que tem o apoio e parceria ativa da General Motors: o Felinos Pantaneiros. Executado pelo Instituto Homem Pantaneiro, o projeto monitora os felinos da região, cria e executa soluções viáveis para a convivência entre homens e animais no Pantanal.


Encontramos ali uma equipe da GM entusiasmada com a preservação deste bioma, e mais do que isso, comprometida em criar soluções em todos os processos da empresa com a questão ambiental.


Um encontro que já rendeu frutos!

Claro que deste encontro nasceu uma parceria com a POLCA. Em 2023, provocadas pela GM, criamos a estampa OLHOS DE ONÇA para compor os presentes do lançamento da Nova Silverado.


Nesta criação, pensamos que o mais importante quando vamos ao Pantanal não é exatamente quantas onças nós conseguimos ver, mas quantas viram a gente pelo caminho. Então desenhamos os olhos delas, pra levar para o cotidiano a lembrança da importância desses felinos. As peças com essas estampas estão disponíveis na loja aqui do site.



Um novo olhar para um clássico companheiro.

Com a chegada da nova BLAZER ao mercado, em uma versão hiper atualizada de um automóvel que já fez parte do dia a dia de muitos brasileiros, pudemos conviver com este carro no cotidiano aqui do estúdio no último mês. E foi um período importante para descobrirmos e desfrutarmos todos (ou quase todos) os recursos disponíveis neste automóvel.



Escolhemos compartilhar aqui CINCO itens que mais nos entusiasmaram, a partir de um olhar voltado para diferentes aspectos do design:



  1. A possibilidade de um acompanhamento seguro

    Pensar em um projeto de design leva em consideração as necessidades de quem usa um produto. Existe uma área do design toda voltada para pesquisar e desenvolver soluções relacionadas à experiência do usuário, o UX Design.


    Um ponto importante que orbita o ato de dirigir um automóvel é a sensação de segurança ao circular pela cidade, especialmente em horários críticos ou por lugares que não estamos acostumados. Testamos uma funcionalidade de acompanhamento seguro do sistema OnStar, criado pela Chevrolet.


    Vídeo do funcionamento do sistema de acompanhamento seguro do OnStar

    Na prática, acionamos um botão azul no painel e imediatamente entramos em contato com um atendente via ligação de voz dentro do carro, que monitora o caminho e colhe algumas informações para entender o contexto da nossa jornada naquele momento, podendo adotar um protocolo de emergência caso haja alguma ocorrência que afete a nossa segurança.

    Esta foi uma descoberta que trouxe uma boa sensação de que não estamos sozinhos, independentemente do horário ou local em que estamos transitando.



  1. Ser um carro 100% elétrico, com muita autonomia

    Sabemos que as grandes inovações levam um tempo para serem absorvidas pela realidade das pessoas e também levam tempo para serem aprimoradas pela indústria. Estamos assistindo aos carros elétricos ganhando espaço no mercado em tempo recorde e as estações de carregamento crescendo nas cidades. Aqui no prédio da POLCA, por exemplo, temos placas solares e uma estação de recarga.


    Carregando a Blazer, com energia das nossas  placas solares
    Carregando a Blazer, com energia das nossas placas solares

    Essa fonte de produção energética faz muito sentido, especialmente para um lugar como Campo Grande, em que temos sol em abundância durante todo o ano. Mas temos um desafio em relação a outras regiões do país: as cidades do nosso estado são distantes umas das outras, o que demanda uma performance de autonomia maior do que os carros que temos visto no mercado.

    E foi exatamente isso que nos entusiasmou na nova BLAZER: são 480km de autonomia da bateria, o que nos garante uma elasticidade de destinos se pensarmos em deslocamento macro. Ao mesmo tempo, no dia-a-dia, uma preocupação a menos de carregar a todo instante o carro.



  1. Beleza de tirar o fôlego


    Sem medo de exagerar: é o carro mais bonito que já vimos. E para falar a verdade, experimentamos este mês uma espécie de efeito celebridade, porque por onde passamos, as pessoas olhavam, perguntavam sobre o carro e até fotografavam. Um carro que desperta paixão.

    Blazer EV estacionada na frente da POLCA
    Blazer EV estacionada na frente da POLCA

    Falando mais tecnicamente, a Blazer EV é um carro que uniu traços de um design esportivo com curvas sinuosas, criando ângulos ousados em uma SUV robusta, espaçosa. Essa combinação resultou em uma presença significativa, magnética. Não dá pra falar desse aspecto sem usar adjetivos.


    O seu interior causa um novo (bom) espanto: um painel de 11 polegadas dá boas vindas ao condutor, e o seu espaço interno impressiona os passageiros, que têm uma vista privilegiada de fora, também da perspectiva do teto solar.



  1. Usabilidade através dos sentidos

    A tecnologia embarcada na Nova Blazer traz uma diversidade de ferramentas que facilitam a experiência de dirigir. São tantas disponíveis no painel ou distribuídas pelo carro, que seria difícil elencar e ranquear uma preferência. Mas conseguimos resumi-las em um aspecto: são tecnologias que usam a inteligência dos nossos sentidos para promover uma boa direção, especialmente a visão, o tato e a audição.


    Algumas informações e alertas, ao invés de sonoras, são refletidas no para-brisa do carro, o que faz o condutor não precisar tirar os olhos do caminho. Ainda, leves tremores nas pernas fazem um aviso tátil da aproximação de carros ou pedestres, alternando os lados de acordo com cada situação. Câmeras distribuídas para todas as direções reconstróem a imagem aérea do automóvel no painel, facilitando o ato de estacionar e permitindo que cada detalhe seja visto pelo condutor.

    Honra ao mérito para o quentinho do volante e dos bancos de todos os passageiros, que em um dia (raro) de muito frio por aqui, esquentou os nossos ossos e nos fez ter vontade e prazer de conduzir pela cidade.


  1. Processos de produção que consideram o meio-ambiente

    Entendemos que um bom design começa no projeto, na sua produção. De todo o encantamento que essa experiência nos despertou, o maior deles foi descobrir as ações da General Motors em conduzir os seus processos levando em consideração a emergência climática que vivemos, estabelecendo prazos e metas para a neutralização de carbono da sua produção, aproveitando na totalidade a matéria-prima na produção dos automóveis, projetando a circularidade de seus produtos, de suas baterias. Além disso, o apoiam ativamente projetos de desenvolvimento dos biomas brasileiros.



Acompanhar uma empresa que tem um reflexo global tomando providências para transformar o seu impacto nos causa entusiasmo, porque tem a ver com o que nós acreditamos e praticamos em menor escala aqui na POLCA. Por isso abraçamos essa experiência de conhecer e compartilhar as nossas impressões da Nova Blazer com tanto carinho! E já bateu saudade. Nossa gratidão a toda equipe da General Motors Brasil.


Assista ao vídeo-resumo dessa experiência no nosso instagram clicando aqui.

 
 
 

Opmerkingen


bottom of page